07 setembro 2012

Ministra Tereza Campello avalia o RS como exemplo para o País na área da qualificação profissional


Porto Alegre/RS - Mais de 400 alunos de cidades da Região Metropolitana participaram da solenidade de formatura dos cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Brasil Sem Miséria), na noite dessa quinta-feira (06). A ação, que integra o Plano Estadual de Qualificação Profissional, foi realizada no Ginásio de Esportes do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete) e reuniu cerca de mil pessoas. 

Convidada de honra da cerimônia, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, ressaltou a importância do Pronatec Brasil Sem Miséria, que possui, hoje, no Brasil, 440 mil vagas em aberto. Para ela, o Rio Grande do Sul é um exemplo para o País na execução do Programa. "Esta formatura representa não apenas o nosso orgulho em comemorar junto a vocês que quiseram se qualificar para melhorar suas condições de vida. Também representa um novo Brasil que estamos construindo juntos. É na abertura de novas vagas e por meio desse trabalho em conjunto que está acontecendo aqui no Rio Grande do Sul. Queremos que o País continue crescendo, pois quando unimos forças, conseguimos muito mais", afirmou Campello. 

O governador Tarso Genro, ao falar sobre a importância da pasta do Trabalho e do Desenvolvimento Social, evidenciou a relevância do acolhimento das mulheres no processo da qualificação profissional. "A participação de todas vocês significa a amplitude democrática, inclusiva e humanista que este Programa representa no Rio Grande do Sul".

O secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, por sua vez, fez questão de ressaltar a parceria entre os Governos Federal, Estadual, municípios, Senai e Senac, e o empenho de todos os formandos, o que, para ele, foi fundamental para o sucesso do Pronatec Brasil Sem Miséria no Estado. "Obrigado ministra Tereza Campello, pois a senhora apostou e acreditou em nosso Governo, que nós poderíamos chegar a este momento, onde o Rio Grande do Sul é o Estado que mais qualifica e que tem mais inscrições em todo o Brasil: das mais de 55 mil vagas do Programa, já possuímos 31.326 matrículas e 52.072 pré-matrículas", destacou Lara. 

O evento teve a participação de representantes das unidades do Senai e do Senac, de secretários Estaduais e municipais, entre outras autoridades e familiares e amigos dos formandos.

Texto: Bruna Bueno Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini 

Edição: Redação Secom 

Nenhum comentário: