04 novembro 2012

As mudanças no secretariado de Tarso Genro




Porto Alegre/RS - Apesar da ansiedade ou receio de algumas correntes do PT gaúcho, as mudanças no secretariado do governo de Tarso Genro estão centradas no governador. O jogo de forças e os lances disparados na imprensa por quadros partidários já começaram, mas as respostas também foram dadas por Tarso com gestos de legitimação dos mandatos de Airton Michels (Segurança) e Stela Farias (Administração). Antes de pensar nos espaços do governo, os aliados estão sendo orientados a manter a coesão com o projeto em execução no Rio Grande do Sul.
A bancada petista foi a primeira a dialogar com o governador, na última segunda-feira, em almoço no Palácio Piratini. No cardápio estavam os resultados das eleições municipais de 2012 e os reflexos na relação da base aliada no legislativo gaúcho. Além das mudanças na bancada do PT na Assembleia Legislativa do RS, com a eleição dos deputados Alexandre Lindenmeyer (Prefeitura de Rio Grande) e Luiz Fernando Schmidt (Lajeado), a base aliada precisa manter a unidade que deu estabilidade aos dois primeiros anos de governo de Tarso Genro.
O momento é de execução dos projetos do governo que foram estruturados e aprovados até agora. “Em todas as áreas nós tivemos avanços, em comparação com os outros dois governos antecessores ao nosso. E agora, temos bons problemas a resolver, como executar todos os recursos assegurados para as obras”, disse o líder da bancada do PT na AL-RS, deputado estadual Edegar Pretto, descrevendo em suas palavras o tom da reunião-almoço. Para ele, “com dois anos de governo é necessário entrar na próxima etapa, que é efetivar as obras”. Para isso, os interesses político-partidários terão que ser sobrepostos. “Como somos um governo de composição, precisamos ter esta consciência. O avanço do governo estadual tem que ser uma opção coletiva”, reforçou.
As intenções ou pretensões do PT sobre as possíveis mudanças na composição do governo não foram ouvidas, segundo a deputada estadual Marisa Formolo. “Não tratamos disso hoje, mas a saída dos dois deputados eleitos prefeitos deverá ser objeto nas mudanças do governador no secretariado”, adiantou. (...)
Especula-se que um dos nomes que pode ser convidado pelo governador gaúcho para integrar o primeiro escalão é o vereador petista Adeli Sell, ex-secretário da SMIC e primeiro suplente da futura bancada do PT na Câmara Municipal. Mas as definições sobre o tamanho da possível 'reforma'  do secretariado do governo gaúcho (que, segundo fontes internas,  no segundo e terceiro escalão começam já esta semana), no entanto, só poderão ser dimensionadas após o dia 10/11, com  o retorno da viagem internacional que o governador Tarso Genro está realizando (Cuba e França).
*Com o  sítio Sul21

Nenhum comentário: