28 janeiro 2013

Governador Tarso Genro quer inquérito exemplar sobre tragédia em Santa Maria



O governador Tarso Genro visitou o Hospital de Caridade de Santa Maria, nesta segunda-feira (28), local que acolhe 82 sobreviventes do incêndio na boate Kiss, que vitimou 231 jovens na madrugada de domingo. Acompanhado do secretário da Saúde, Ciro Simoni, Tarso reuniu-se com a direção do hospital para avaliar junto aos médicos e administradores o andamento das ações de responsabilidade do Estado, de modo a evitar novos óbitos. 

Segundo o secretário Ciro Simoni, que acompanha ativamente todo o processo, sete jovens deverão ser removidos nas próximas horas para hospitais da rede em Porto Alegre. Ciro Simoni destacou o trabalho conjunto com o Governo Federal, que acelerou o fornecimento de medicamentos e o transporte das vítimas para a Capital. 

Os pacientes mais graves estão sendo transferidos para Porto Alegre e Canoas, em transporte aéreo, em helicópteros e aeronaves da Força Aérea Brasileira, com suporte terrestre das ambulâncias do Samu. Além da transferência dos pacientes, a ação conjunta também já garantiu o envio de respiradores, medicamentos, soro, luvas e outros materiais hospitalares para o reforço da estrutura dos estabelecimentos de Santa Maria. 

No final da manhã, o chefe do Executivo estadual participou dos velórios de uma vítima na Igreja Nossa Senhora de Fátima e de outras quatro no Centro Desportivo Municipal de Santa Maria. Durante cerca de uma hora, Tarso prestou homenagens e se solidarizou com os familiares.

***
Inquérito exemplar

Já em Porto Alegre, na sede da Delegacia de Polícia, o Governador, acompanhado do procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, do secretário Airton Michels, e do chefe de polícia Ranolfo Vieira Júnior,  falou para a imprensa sobre as questões relacionadas às investigações. 

"Vim fazer esta visita para tomar conhecimento do inquérito. Queremos um inquérito exemplar e que indique as responsabilidades". Tarso destacou o trabalho das equipes (Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Instituto Geral de Perícias) que, em 24 horas, identificaram todas as vítimas. O trabalho também foi elogiado pelo procurador-geral Eduardo de Lima Veiga. 

Após a entrevista coletiva, o governador visitou a sede municipal do Ministério Público em Santa Maria. Ao demonstrar orgulho do trabalho realizado pelas equipes de saúde, resgate e perícia, Tarso afirmou estar confiante na investigação da polícia. "A partir das lições dessa tragédia, o Ministério Público poderá apresentar sugestões para melhorar a legislação vigente, para que acontecimentos como esse não se repitam". 

*Fonte http://www.estado.rs.gov.br   Edição final deste blog

Nenhum comentário: