20 maio 2013

Debate: 'A crise de representação e o futuro dos partidos'




Atividade pauta crise de representação e futuro dos partidos 

O debate contará com as presenças dos cientistas políticos Benedito Tadeu César e Ilton Freitas

Porto Alegre/RS - A crise de representação e o futuro dos partidos. Este será o tema da mesa redonda que irá acontecer na próxima terça-feira (21.05), às 19 horas, na Afocefe Sindicato (Rua dos Andradas, 1234, 21º andar). Proposto por Adeli Sell, presidente do PT em Porto Alegre, o debate contará com as presenças dos cientistas políticos Benedito Tadeu César e Ilton Freitas.

Embora os palestrantes acima citados possam dar respostas mais consistentes a essas interrogações, é possível adiantar que o fortalecimento da democracia passa pelo fortalecimento dos partidos políticos. Ou seja, sem partidos políticos sólidos e atuantes, a soberania popular se extingue.

Ainda que se reconheça a grande importância e apogeu histórico dos partidos políticos no século XX, não se pode esquecer que, tanto no Brasil como em outras democracias, o prestígio da instituição partidária assimilou a decadência nas décadas finais desse mesmo século. A corrupção partidária, ao mostrar suas diversas nuanças, acabou por criar uma generalizada desilusão nos eleitores, que passaram a procurar outras associações ou corporações para servir de ponte para as suas reivindicações sociais.

“Esse debate sobre o que representa na atualidade os partidos políticos é fundamental”, observa Adeli. Na avaliação do dirigente partidário, criou-se uma onda no país que os movimentos sociais e contestatórios se dão pelas redes sociais. “Reconhecemos a importância das redes, mas sabemos que as mobilizações se dão na sociedade civil organizada, dos tradicionais sindicatos, passando pelas organizações não governamentais e partidos políticos”, sustenta.

A atividade é uma promoção do InPro - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais; Inarf – Instituto Nacional de Repressão à Fraude e ISS – Instituto de Integração Social. A entrada é gratuita.

Serviço
O quê: Mesa Redonda - A crise de representação e o futuro dos partidos
Quando: terça-feira (21/05)
Hora: 19 horas
Onde: Afocefe Sindicato – Rua dos Andradas, 1234, 21º andar

-Fonte: http://blogdoadeli.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: