27 junho 2013

A Lei das Consequências Inesperadas...



Sábias palavras do jornalista Luiz Carlos Azenha, hoje, em seu Face:

"Muitos jovens que estão nas ruas não conheceram crise econômica e nem, obviamente, a ditadura militar. Isso dá a eles uma enorme liberdade para sonhar e levar adiante a utopia. Uma coisa já conseguiram: deixar Brasília esperta quanto aos eternos conchavos de bastidores que sempre nos governaram. Como escrevi anteriormente, é a queda do nosso muro de Berlim, da separação entre casa e rua de que nos falou o antropólogo. Façamos de casa a rua e vice-versa.

Porém, é bom alertar sobre a lei das consequências inesperadas. Um turbilhão desorganizado e desinformado pode muito bem aprofundar a crise da qual se pretende sair: se a economia brasileira afundar, por exemplo, o Estado terá menos recursos para bancar os hospitais, as creches e as escolas padrão FIFA de que tantos falam. Destruir a política que temos, da noite para o dia, pode levar a soluções autoritárias que suprimam a conquista do espaço público.

A questão essencial, indefinida, é quem vai pagar a conta: o setor público, com o desmantelamento do estado e dos programas sociais? ou o setor privado, com a taxação de fortunas e uma tabela de impostos que cobre mais de quem tem mais?"

*Azenha é jornalista da Record e Editor do Blog Viomundo.

-Edição e grifos deste blog  (com o Blog 'O Boqueirão Online')

Nenhum comentário: