09 junho 2013

Raul Seixas: 40 anos de Krig-ha, bandolo!






Por Milton Ribeiro/Sul21*

No dia 7 de junho de 1973, um sujeito magérrimo, de barba e óculos escuros saiu pelas ruas do Rio de Janeiro entoando uma estranha canção canto-falada que começava assim:

Eu devia estar contente
Porque eu tenho um emprego
Sou um dito cidadão respeitável
E ganho quatro mil cruzeiros
Por mês…
Naqueles anos, qualquer aglomeração era vista com desconfiança, mas o cortejo comandado por Raul Seixas e seu parceiro Paulo Coelho – ele mesmo, o alquimista – não foi incomodado. Apesar da letra fazer uma demolidora crítica à classe média, a intenção estava longe de ser política. Raul desejava promover aquele que é hoje um clássico do rock brasileiro, o LP Krig-ha, bandolo!, que marcava a estreia de Raul em carreira-solo. A canção que ele cantava, Ouro de Tolo, já era conhecida por ter sido lançada meses antes em compacto simples. O disco marcou época e trazia outros clássicos como Mosca na Sopa, Metamorfose Ambulante Al Capone. (...)
CLIQUE AQUI  para continuar lendo*. 

-Nota do Editor do Blogue: Sem dúvida, obra prima é pouco… Esse disco e o seguinte foram marcantes para mim, sobretudo na minha adolescência… e os curto até hoje. Em 1976, em meio a ditadura, tive o prazer de assistir (no Gigantinho, em Porto Alegre) a um monumental show do Raul … em plena forma, lucidez e com toda a sua irreverência e rebeldia característica. Imaginem só como foi!! (JG)

Nenhum comentário: