03 novembro 2013

Deputado alemão visita Snowden em Moscou



Berlim - Carta Maior - O deputado do Partido Verde Alemão, Hans-Christian Ströbele, surpreendeu a Alemanha, a Europa, o mundo – e os Estados Unidos – ao realizar uma inesperada visita ao “whistleblower” e ex-agente terceirizado da CIA, Edward Snowden, em Moscou.

Ströbele, conhecido como um dos líderes da esquerda do PV, veterano deputado pelo distrito de Kreuzberg, em Berlim, é o membro mais antigo do Comitê de Relações Internacionais do Bundestag. Ele foi a Moscou na quinta-feira acompanhado por dois jornalistas – Georg Mascolo, ex-redator-chefe da revista Der Spiegel, e John Goetz, da rede de televisão ARD. Os três encontraram-se com Snowden num local mantido em segredo.

O objetivo da visita era consultar Snowden sobre a possibilidade dele depor numa provável investigação sobre a espionagem da National Security Agency na Alemanha, a ser promovida pelo Bundestag. Além disto, Ströbele trouxe uma carta de Snowden dirigida simultaneamente à chanceler Angela Merkel, ao Bundestag e à Procuradoria Geral do Estado Alemão (Generalbundesanwalt). (...)

CLIQUE AQUI  para continuar lendo 

Nenhum comentário: