20 março 2014

Com o Senador Paim (Coluna C&A*)



Crítica & Autocritica - nº 98

* Semana passada (para ser preciso, na última sexta-feira, 14/03) tive o prazer de fazer uma visita e conversar longamente com o Senador Paulo Renato Paim (PT/RS), meu amigo e companheiro de longa data. A reunião ocorreu no CIPP (Centro de Integração Paulo Paim), em Canoas/RS, onde também funciona seu Escritório Político no Rio Grande do Sul.

* Minha relação com o senador Paim não vem de hoje. Comecei a acompanhar sua luta em defesa dos trabalhadores desde o final da década de 70, em Canoas. Em 1983, estivemos juntos no histórico Congresso de Fundação da CUT - Central Única dos Trabalhadores - em São Paulo. Depois, quando do seu ingresso no PT (1985) e de sua primeira eleição (para Deputado Constituinte) e sucessivos mandatos, culminando com sua eleição para o Senado da República, tenho acompanhado e, dentro do possível, contribuído modestamente com sua/nossa  luta. Na última campanha eleitoral onde o Senador foi reeleito para mais um mandato (em 2010), coroando o belíssimo trabalho realizado, eu tive a honra de coordenar a equipe de Advogados que prestou assessoria jurídica - e política - para a sua campanha vitoriosa.

* Nesta reunião (acompanhada e registrada fotograficamente pelo companheiro Manoel Fernando, assessor do Senador gaúcho), tratamos de várias questões relevantes, dentre as quais demandas políticas  e sugestões de interesse da nossa militância, partido e comunidade .

* Como não poderia deixar de ser, fez parte da agenda uma avaliação sobre a conjuntura política nacional e estadual (em particular sobre os desafios e possibilidades das eleições deste ano), nossos governos,  bem como sobre o Plebiscito Popular de setembro (sobre a Constituinte Exclusiva para fazer a Reforma Política). 'En passant', conversamos também sobre as eleições municipais que serão travadas em 2016 - e que começam a ser avaliadas/preparadas em breve, logo após o desfecho das  eleições gerais deste ano.


* De quebra, encerrando nossa conversa, recebi o importante apoio do Senador Paim para o caso do meu nome - o que agora não confirmo, mas também não descarto 'peremptoriamente' -  venha a ser (uma vez referendado, por óbvio, pelo meu partido, o PT) submetido ao crivo dos eleitores santiaguenses (e/ou da Região) nas futuras eleições. (Como já tinha informado anteriormente neste espaço, estou com Escritório de Advocacia em Santiago, residência também aqui e preparo para breve a transferência de meu domicílio eleitoral). Agradeci a honrosa deferência do Senador e fiquei de avaliar essa possibilidade  com carinho - e, sobretudo, com muita responsabilidade (na hora e no momento oportuno!).

*Acordamos, por fim, que procuraremos manter o diálogo atualizado, sendo que uma próxima reunião entre este Editor e o Senador Paim será agendada para breve. (Por Júlio Garcia, especial para o Blog 'O Boqueirão Online')

*Coluna que mantenho (i)regularmente no Blog 'O Boqueirão Online'

http://o-boqueirao.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: