28 abril 2014

"MAS QUE ÀS VEZES BATE UMA REVOLTA, BATE" (Eduardo Guimarães)


Eduardo Guimarães palestrando na OAB/RS s/AP 470

*A frase acima (espécie de desabafo) foi proferida pelo amigo e companheiro Eduardo Guimarães, Editor do - ótimo e aguerrido -  Blog da Cidadania, no seu face. Leia a seguir o texto integral: 

"Para blogueiros como eu seria muito mais fácil ir a uma entrevista com o Lula e começar a falar de mensalão, criticar a Petrobrás, enfim, entoar todo o discurso da velha mídia. Esse blogueiro que virasse a casaca ia virar herói da grande mídia. Teria sua atuação elogiada, logo estaria até desfrutando de uma coluna num grande jornal.

Reinaldo Azevedo fez isso. Era um Zé Ninguém. Totalmente desconhecido. Foi para o Primeira Leitura pela mão do tucano Mendonça de Barros, começou a dizer as coisas "certas" e hoje virou o golden boy da direita brasileira, cheio de contratos gordos com Veja, Folha etc.

Como blogueiro crítico do Poder central, conseguiria banners de administrações tucanas no meu blog e até de administrações petistas - que financiam quem as ataca - e ninguém diria nada.

Eduardo Guimarães e este Editor durante o 1ºBlogProgRS (2011)
A luta que gente como eu trava com a mídia corporativa e contra os políticos de direita é uma insanidade do ponto de vista de nosso próprio interesse. Eu garanto que seria mais eficiente ao atacar o PT, Dilma, Lula etc. que muitos desses imbecis que escrevem hoje nos jornalões e revistões.

Sinceramente, não consigo. Não haveria dinheiro ou fama que me fizesse deixar de me sentir um rato, um verme, uma ameba se fizesse isso.

Ninguém ganha nada, hoje, escrevendo autonomamente a favor de Dilma ou de Haddad. Só ganha a satisfação de ficar do lado certo. O governo Dilma nunca deu bola para blogueiros que o apoiam. Eu e outros como eu fomos tratados como se tivéssemos doença contagiosa. E estou aí defendendo porque o governo é bom.

Só por isso. Porque Dilma manteve o país a salvo da maior depressão econômica do mundo nos últimos 80 anos. É um milagre o que ela e Lula fizeram. Como um cidadão consciente vai deixar de apoiar um governo que manteve o país funcionando normalmente, a pobreza caindo, a desigualdade caindo?

Enfim, não dá para uma pessoa decente trocar sua consciência pelos favores e mimos que ficar do lado da mídia regalam. Eu não conseguiria me olhar no espelho. Iria me sentir um mercenário, um ladrão de minha própria consciência. Mas que às vezes bate uma revolta, bate."

Eduardo Guimarães, Dr. Sávio Lobato, Cláudia Cardoso e
este Editor em recente evento na OAB/RS s/AP 470

*Nota do Editor do Blog: Faço minhas tuas palavras, caro amigo e companheiro Eduardo Guimarães; aliás, palavras essas que valem - e se encaixam perfeitamente - também para o que acontece no RS...  Abraço cordial!  (Júlio Garcia)

Nenhum comentário: