01 março 2015

Uruguai



Ao tomar posse, Tabaré Vázquez diz que Mujica é ‘ponto de referência’ para segundo mandato

Ópera Mundi - O médico Tabaré Vázquez, de 75 anos, assumiu neste domingo (01/03) o segundo mandato de cinco anos como presidente do Uruguai. Ele garantiu que o seu antecessor, José “Pepe” Mujica, será "um ponto de referência"  para o  novo governo.

A primeira etapa da cerimônia aconteceu no Palácio Legislativo, onde ele e o vice, Raúl Sendic, juraram os respectivos cargos e foram ovacionado pelos parlamentares.

Em seguida, o evento continuou na Praça da Independência de Montevidéu, onde Mujica entregou a faixa presidencial ao novo chefe de Estado e a população celebrou o ato.

Ao entregar a faixa simbólica, “Pepe” afirmou que se lembrou do dia em que recebeu a faixa do sucessor há cinco anos, recordando que dissera a Vázquez: "Vou cuidar dela e é capaz que te devolva”.

Líder pioneiro da esquerda uruguaia quando assumiu mandato entre 2005 e 2010, Vázquez disse hoje que conhece Mujica "há muitos anos" e que têm "um tratamento fraterno que seguirá o mesmo”. Em resposta, Mujica ainda pediu ao povo uruguaio "que faça todo o possível" para apoiar o governo de seu sucessor, que também é integrante da Frente Ampla, o mesmo partido do ex-guerrilheiro tupamaro. (...)

CLIQUE AQUI para continuar lendo.

Nenhum comentário: