07 maio 2015

'Governo insiste com MPs e abala recomposição de base popular'


Por Ricardo Gebrim*
A insistência do governo federal com MPs 664 e 665, que vários economistas ligados ao PT apontaram que poderiam ser substituídas pelo cancelamento de desonerações fiscais, abalou a largada de um processo de recomposição da base popular, sustentado no erro da direita em pautar o PL 4330.
Com isso, o governo abriu um flanco perigoso, que será exaustivamente amplificado e explorado pela direita. Um erro grave do governo, com a sua lógica suicida de agradar o mercado financeiro. Nada insuperável, mas abala o esforço de construir uma unidade de lutas.
O positivo é que a CUT manteve-se firme, bem como a CTB e os movimentos sociais, que organizam jornadas de luta tanto contra as MPs do governo como contra o PL das Terceirizações.
Já o PT aprofunda seu desgaste, especialmente em sua base social, agrava suas tensões internas e enfraquece seu papel simbólico de defesa dos trabalhadores.
A direita já espalhou cartazes denunciando parlamentares do PT e vai utilizar o episódio para neutralizar a oportunidade que o único erro da direita nesta conjuntura havia proporcionado, ao pautar a terceirização.
O episódio também revela o papel de Michel Temer, vice-presidente e coordenador político do governo, de blindar ainda mais as estreitas margens de governabilidade de Dilma, que já estava aprisionada na economia. Em resumo, erro grave, previsível e esperado.
Agora, virá a ofensiva da direita com a PEC 352, a contra-reforma politica, ainda neste mês e, mais pra frente, aquilo que mais lhes interessa, a mudança do marco regulatório do petróleo. Nesses dois episódios, Temer será decisivo, forçando a bancada do PT a lógica de negociar os anéis.
Assim, o nosso desafio é manter a unidade das organizações populares, que entraram em luta desde o 13 de março, para enfrentar as iniciativas da direita contra os interesses nacionais e a classe trabalhadora.
*Advogado, membro da Coordenação Nacional do Movimento Consulta Popular.
 (Postado originalmente no Portal Forum - Escrevinhador)
 Via  http://www.revistaforum.com.br/  - Edição final deste blog

Um comentário:

Anônimo disse...

Muita gente boa - especializada - tem seríssimas dúvidas da eficácia desse ajuste fiscal; então, aparenta ser um aceno político-ideológico, mesmo. Só que com efeitos trágicos justamente para quem mais precisa de Estado... lamentável...
Luís