03 outubro 2015

Lula vai à Justiça contra Época e Veja por difamações


Lula-e-Mujica-2.jpg
Lula e Mujica: ex-presidente processa revista por calúnia ao mentir sobre tráfico de influência
São Paulo - RBA - O ex-presidente Lula decidiu ir à Justiça contra as revistas Época (da Rede Globo) e Veja (da Editora Abril) por calúnia e difamação. A informação foi dada ontem (2) à noite, pelo Instituto Lula, que publicou nota oficial justificando a atitude.
Pelo teor da nota, Lula acusa a Veja de o associar mentirosamente às investigações da Operação Lava Jato, que apura denúncias de corrupção na Petrobras, e afirma que a Época igualmente mentiu ao acusar o ex-presidente de tráfico de influência em encontros com chefes de Estado de outros países.
Leia a íntegra da nota:
Ao longo deste ano, Lula tem sido alvo de uma campanha de difamação que tem como objetivo manchar sua biografia e distorcer a percepção de sua gestão à frente da Presidência da República, que teve ampla avaliação positiva. Respeitando a liberdade de imprensa, o ex-presidente exerce seu direito de ir à Justiça questionar informações equivocadas veiculadas pela imprensa.
Os advogados do ex-presidente Lula apresentaram ações de interpelação judicial contra os jornalistas Filipe Coutinho, da revista Época, Rodrigo Rangel e Hugo César Marques, editor e repórter da revista Veja, para que eles esclareçam textos que relacionam, de forma mentirosa, Lula às investigações da Operação Lava Jato.
E também pela reportagem "Nosso Homem em Havana", de Thiago Bronzatto, publicada na revista Época em agosto, que acusa o ex-presidente de tráfico de influência em sues encontros com presidentes de outros países. Após o fim do seu mandato, Lula se encontrou com mais de 45 chefes de estado (entre presidentes e primeiros-ministros).
O texto de Época afirma que “sempre” teria havido tráfico de influência em tais encontros, o que jamais aconteceu.
*Fonte: RBA http://www.redebrasilatual.com.br/ 

Nenhum comentário: