07 novembro 2015

Luto! - Faleceu o ex-prefeito de Porto Alegre João Verle (PT)

Morre ex-prefeito de Porto Alegre João Verle | Foto: Ricardo Giusti / CP Memória


Morre ex-prefeito de Porto Alegre João Verle | Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

Correio do Povo - O ex-prefeito de Porto Alegre João Acir Verle (PT) morreu na madrugada deste sábado, aos 75 anos. As causas da morte do político não foram divulgadas até o momento. Em abril de 2002, Verle assumiu a Prefeitura Municipal, onde exerceu o cargo até o final do mandato. O petista também foi presidente do Banrisul durante a gestão Olívio Dutra.

Verle nasceu em Caçador, Santa Catarina, em 29 de novembro de 1939. Ele foi professor, economista e funcionário do Tribunal de Contas do Estado. Militou nas entidades da categoria dos economistas, sendo vice-presidente da Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul e presidente do Sindicato e do Conselho Regional de Economia da 4ª Região. O PT gaúcho divulgou nota de pesar pela morte do político.

Trajetória

Verle foi um dos fundadores do PT no Rio Grande do Sul e, ao longo dos anos, integrou por várias ocasiões a direção dos diretórios municipal e estadual do partido. Foi candidato a vice-governador em 1986, e, na eleição de 1988, obteve a primeira suplência da bancada de vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre. Ele assumiu a titularidade em 1991.

Indicado pelo prefeito Olívio Dutra, ocupou a Secretaria da Fazenda do Município, cargo que deixou em abril de 1992 para candidatar-se a mais um mandato na Câmara, onde reelegeu-se vereador da Capital. Em 1996, foi novamente eleito para a Câmara, de onde se afastou para assumir, no ano seguinte, a Direção-Geral do Departamento Municipal de Habitação – Demhab –, cargo que ocupou até o final de 1998.

Durante o governo estadual de Olívio Dutra, João Verle assumiu a presidência do Banrisul. Em maio de 2000, renunciou para disputar a Prefeitura de Porto Alegre como vice-prefeito. Com a renúncia de Tarso Genro para disputar a eleição ao governo do Estado, Verle assumiu o cargo até o final do mandato.

*Via http://www.correiodopovo.com.br/ e http://o-boqueirao.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: