22 dezembro 2015

A resposta musical do Chico Buarque aos provocadores tucanos


paraalvarinho
Por Fernando Brito, no Tijolaço*
O único sentimento negativo que havia em minha geração em relação ao Chico Buarque era o certo ciúme que nós, homens, sentíamos pelo fato de que todas as nossas namoradas-mulheres-amigas serem apaixonadas por ele, platonicamente.
Aliás, acho que nem ciúme era, era inveja…
Por isso, nada mais surpreendente do que ver um grupo de tucanos ir fazer provocações gratuitas ao nosso maior compositor do século 20 – talvez junto com Noel, mas com um rebuscamento poético que o meu adorado poeta da Vila não pode ter, morrendo tão novo –  na saída de um restaurante na Zona Sul do Rio.
Aliás, um grupo integrado, entre outros, pelo  filho do playboy outonal Álvaro Garnero, o que mais discute com Chico. Sobrinho do notório Mario Garnero e dono do Brasilinvest. Entre no Google, não vou nem explicar.
(retificação: um leitor atento acaba de me avisar que cometo um erro geracional. É o filho do playboy, Alvaro Garnero Filho quem está no grupo. O qual ficou conhecido por um vídeo onde Ronaldo “Fenômeno”, visivelmente aecizado, é beijado e mordido por ele e reclama: “para, Alvarinho”. Pura poesia, como se vê)
Coisa idiota, de gente que não deu ao mundo 0,0001% do que Chico já deu e que por isso, merecia ser respondida com uma música dele próprio, dizendo o que o seu líder Aécio Neves deveria fazer com a presidenta que se elegeu, com mais votos que ele, coisa que o neto de Tancredo jamais aceitou.
Portanto, abaixo, o vídeo da provocação a Chico e a letra e música da resposta que sugiro aos aecistas e seu herói derrotado.

Não é por estar na sua presença
Meu prezado rapaz
Mas você vai mal
Mas vai mal demais
São dez horas, o samba tá quente
Deixe a morena contente
Deixe a menina sambar em paz

Eu não queria jogar confete
Mas tenho que dizer
Cê tá de lascar
Cê tá de doer
E se vai continuar enrustido
Com essa cara de marido
A moça é capaz de se aborrecer

Por trás de um homem triste há sempre uma mulher feliz
E atrás dessa mulher mil homens, sempre tão gentis
Por isso para o seu bem
Ou tire ela da cabeça ou mereça a moça que você tem

Não sei se é para ficar exultante
Meu querido rapaz
Mas aqui ninguém o aguenta mais
São três horas, o samba tá quente
Deixe a morena contente
Deixe a menina sambar em paz

Não é por estar na sua presença
Meu prezado rapaz
Mas você vai mal
Mas vai mal demais
São seis horas o samba tá quente
Deixe a morena com a gente
Deixe a menina sambar em paz

Nenhum comentário: