11 março 2016

Dilma nega renúncia desejada por derrotado em 2014 e não descarta Lula no ministério; aguarda decisão do PMDB amanhã; veja a íntegra

Captura de Tela 2016-03-11 às 14.17.24
Lula é um trunfo se o PMDB se afastar do governo; é isso que a mídia, via MP paulista, quer inviabilizar agora
ENTREVISTA
Dilma Roussef diz que ‘não tem cara de quem vai renunciar’
A presidente defendeu o ex-presidente Lula e disse que pedido de prisão do MP de São Paulo “ultrapassa o bom senso”
Após uma semana de turbulência política, a presidente Dilma Rousseff concedeu uma coletiva de imprensa no início da tarde desta sexta-feira. Rechaçou firmemente rumores de que iria renunciar e, se mostrando indignada, considerou que o pedido de prisão do ex-presidente Lula, feito ontem pelo Ministério Público de São Paulo, “ultrapassa o bom senso”. “Um país como o nosso não pode assistir calmamente a um ato desse contra uma liderança política responsável por grandes transformações no Brasil”, afirmou.
A presidente não quis responder perguntas sobre uma possível ida de Lula para algum ministério, o que garantiria foro privilegiado ao ex-presidente. “Eu teria o maior orgulho de ter o presidente Lula no meu governo, porque ele é uma pessoa com experiência e com grande capacidade de formulação política, gerencial. Agora não vou discutir com vocês se vai ser ou não vai ser (ministro)”.
Dilma também não quis tecer comentários sobre o promotor Cássio Conserino, responsável pelo pedido de prisão do ex-presidente. “Ele tem 25 anos de Ministério Público. Não me cabe discutir sobre o mérito disso”. Também foi concisa ao falar sobre a movimentação de retirada do apoio do PMDB ao governo.
“O PMDB é um partido muito importante da minha base”, disse, acrescentando que vai esperar a convenção do partido, que acontece neste fim de semana, para comentar o assunto. Sobre rumores de impeachment, foi firme: “Não tenho cara de quem vai renunciar”.
A presidente também negou que o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, esteja sob risco de deixar o cargo – e aproveitou para criticar a imprensa, afirmando que notícias especulando a saída do ministro são uma forma enfraquece-lo. “Todo mundo está sujeito a críticas”, resumiu. “Ou bem vivemos em uma democracia ou não vivemos”.
“Manifestação é direito democrático”, diz Dilma
Quando questionada sobre as manifestações contra o governo, marcadas para este domingo, Dilma fez um apelo para que as pessoas protestem de forma pacífica. “(a manifestação) É um direito democrático e não deve ser manchado por atos de violência. Uma das vitórias da democracia brasileira é o direito de livre manifestação”, afirmou.
PS do Viomundo: O pedido de prisão de Lula foi um ato político para inviabilizá-lo no ministério, se o PMDB se afastar o governo e Dilma fizer uma reforma ministerial com petistas e representantes da sociedade civil — como se diz que é o plano, nos bastidores.
Leia também:
*Via http://www.viomundo.com.br/

Nenhum comentário: