19 fevereiro 2018

MÍDIA INDEPENDENTE: Rádios livres formam central de notícias do dia de luta contra reforma da Previdência

Estúdios montados na sede da CUT distribuirão conteúdos de radiowebs para emissoras comunitárias, para contrapor à cobertura da mídia tradicional, que insiste em criminalizar movimentos dos trabalhadores

Central de rádio vai distribuir conteúdos via web e pode chegar a cerca de seiscentas emissoras livres pelo país. Mídia livre contra monopólio das comunicações

São Paulo – Nesta segunda-feira (19), dia nacional de mobilização contra a reforma da Previdência, o Movimento Nacional de Rádios Comunitárias monta um central de comunicação compartilhada para a cobertura das manifestações, greves e atos públicos organizados pelas centrais sindicais e movimentos sociais, como forma de furar o bloqueio e o discurso único da mídia tradicional. A central irá receber e distribuir conteúdos de emissoras como a Rádio Brasil Atual, a Rádio Democracia, a Rádio CUT e a Brasil de Fato. A rede envolve cerca de 600 rádios – entre independentes e comunitárias – pelo país.

“A Rádio Democracia volta mais uma vez para unificar a luta em defesa da democracia e contra a retirada de direitos, buscando mais uma vez ser o espaço daqueles que não têm voz. É preciso desmascarar a narrativa da mídia golpista, que tenta mais uma vez enganar o povo brasileiro sobre esta ‘Reforma da Previdência’”, afirma comunicado do movimento.

A central de rádio foi montada, em dois estúdios, na sede da CUT, no Brás, em São Paulo: um para transmissões em português e outro, em espanhol.

A disposição, segundo os organizadores, é ampliar a utilização do meio rádio para a cobertura das lutas dos trabalhadores, fazendo a cobertura nacional e internacional, integrando esforços de comunicação das emissoras livres, comunitárias e independentes do Brasil e da América Latina, com a participação de correspondentes voluntários, contribuindo com conteúdo colaborativos. 

"Em tempos de internet a gente vai descobrindo que muita gente ainda faz e ouve rádio. Temos radiowebs, comunitárias, abertas, legislativas, universitárias, todas na luta e produzindo conteúdo muito parecido. A central vai pegar notícias sobre o dia de luta contra a reforma da Previdência de vários pontos do país e distribuir entre elas. Somos até agora mais de 600 pontos no Brasil. A finalidade é vencer a luta da comunicação, democratizando de fato, trazendo o 'nosso povo' para o centro da programação", disse Paulo Salvador, coordenador geral da Rede Brasil Atual.



Salvador reforça a necessidade de a sociedade buscar meios de se contrapor ao discurso ‘tóxico’ da mídia tradicional e da campanha oficial do governo a favor da reforma da Previdência. “É uma batalha que a gente já vem travando há anos. Produzimos diariamente conteúdo de qualidade, mas o desafio é distribuir, fazer chegar nossa voz a mais e mais pessoas”.

A CUT orienta os sindicatos e ramos que possuem radiowebs ou parceria com rádios comunitárias ou livres a se integrar à cobertura. É preciso fazer um rápido cadastro no site www.radiodemocracia.net.br para, em seguida, receber por e-mail um link para a retransmissão do conteúdo gerado.

As rádios comunitárias integradas à rede também poderão enviar áudios e sonoras de até um minuto, para compor o noticiário das mobilizações em suas cidades por meio dos aplicativos Whatsapp ou Telegram para o número (11) 94013-1238.

Para acompanhar a transmissão da rede integrada, há um aplicativo de celular que pode ser baixado pelo link:  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.livecast.stm.radiodemocracia

O estúdio em português também terá transmissão de imagens que pode ser acompanhadas pelo portal 

Para acompanhar a cobertura em espanhol é preciso abrir o portal da Rádio Democracia com acesso pelo botão “Canal em Espanhol”.

*Via RBA 

-Com o Portal O Boqueirão Online

Nenhum comentário: